ASSEMBLEIA IMPLANTAÇÃO DE CONDOMÍNIO MRV

ASSEMBLEIA – IMPLANTAÇÃO DE CONDOMÍNIO

Eae gatas tudo bem?

Talvez esse assunto seja um tanto quanto chato, confesso que eu acho muito chato por sinal, porem superimportante. É o primeiro passo para o início da vida condominial, aonde os representantes legais do empreendimento são eleitos e se aprova uma previsão orçamentária para rateio das despesas do condomínio. E a melhor parte é que significa que esta próximo a “entrega das chaves”. Vou contar cada detalhe, assim você já se prepara pra quando chegar sua vez tá?!

Primeiro recebemos no portal da MRV uma mensagem informando a data, o local e horário da Assembleia (em seguida recebemos pelo correio), no nosso caso não foi no condomínio a construtora alugou um espaço, teve uma recepção e rolou até um Coffe. Até onde eu sei dificilmente a assembleia acontece no próprio condomínio, então se prepare para se deslocar para outro lugar e isso durante a semana em horário comercial.

A assembleia inicia com uma cerimonialista explicando quais são as normas de um condomínio, sobre o funcionamento, as atribuições do síndico, subsíndicos e conselheiros, cuidados de manutenção e assistência técnica, e informou que o habite-se (é um documento que a Prefeitura emite após a vistoria dos Bombeiros dizendo que o condomínio está apto para ser habitado) estava previsto para o final de janeiro/2017, e após a liberação desse documento o sindico eleito faria a vistoria na área comum e se tivesse tudo ok, seriamos encaminhados para liberação das chaves (isso para os proprietários que não tiverem pendências junto à construtora). Estimamos que isso levaria em média uns 30 dias, levou um pouco mais que isso, a assembleia foi dia 19/12/2016 e vamos pegar nossas chaves agora dia 08/02/2017 (bate palma ae miga, comemora com noixxx).

Vou tentar explicar todas as questões que a maioria das pessoas perguntam, e vale a pena você saber, lembrando que essas considerações eu tirei da nossa assembleia, vamos lá:

  • Como é feita a escolha do síndico?

Por incrível que pareça eles perguntam quem gostaria de se eleger, então os interessados sobe até o palco e se apresenta. E o mais votado ganha! Confesso que é um pouco assustador até porque como escolher alguém que você não conhece pra cuidar das finanças do seu condomínio?! É na sorte miga não tem como fugir, no nosso rolou até vaia, serio mesmo. Maaaaaaaaas graças a Deus, o sindico que foi escolhido tem sido uma benção.

  • Tem como contratar um síndico profissional?

Até tem, só que a mrv orienta escolher um morador inicialmente, porque logo após a assembleia é feita a vistoria da área comum e até contratar esse profissional pode atrasar todo o processo da entrega dos imóveis.

  • Quanto tempo dura o mandato do síndico?

Por lei, o prazo para se administrar um condomínio não pode ser superior a 2 anos, podendo renovar-se. No caso do nosso condomínio por ser um empreendimento novo e pelo fato de que o síndico foi escolhido sem agente conhecer, em votação optaram por ser 1 ano nesse primeiro mantado. 

  • O síndico tem salário?

Não há regras para remuneração ou não do síndico, no caso do nosso condomínio em caráter de votação a grande parte dos moradores votaram sim, nesse caso nosso síndico inicialmente vai receber salário.

  • O síndico paga condomínio?

Teve uma votação para deixar o síndico isento de condomínio, e a maior parte dos moradores votarão não nesse caso nosso síndico é obrigado pagar condomínio.

  • Quantos sub-síndicos é eleito?

No nosso condomínio são 6 torres, são 6 sub-síndicos um para cada torre.

  • O síndico tem que ficar 24h disponível?

Não, o síndico não é funcionário do prédio para ter jornada de trabalho. Ele vai precisar dedicar algumas horas do dia ou da semana para administrar, não muito mais que isso.

  • Quem compõe o corpo diretivo?

    Síndico –  O síndico é quem  exerce a administração geral do condomínio, ou seja, ele deverá garantir que o Código Civil, a Convenção do Condomínio e o Regimento Interno sejam cumpridos. 

    Subsíndico – O subsíndico deve ser eleito em assembleia, assim como o síndico, e deve substituí-lo em suas ausências ou em uma eventual renúncia ou falecimento. 

    Conselheiros –  O Conselho Fiscal é composto por três membros e exerce função de fiscalização das contas do condomínio. 

  • Os moradores escolhe a administradora?

Não, a mrv já entrega o empreendimento com uma administradora que ira prestar serviços nos 6 primeiros meses, e após esse período é decidido se permanece ou não com a administradora escolhida pela construtora. 

  • Oque é feito quando um morador tem inadimplência?

Normalmente, a partir de 60 dias sem pagar a taxa, a administradora do prédio já pode acionar o proprietário do imóvel na Justiça. E o valor dessa inadimplência é dividido para os demais moradores.

  • Qual o valor do condomínio?

Como nosso condomínio é 6 torres o valor ficou razoável, estimado em R$230,00 isso se não houver inadimplência.

Clique aqui e veja como foi a entrega das nossas chaves. Espero que esse post tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas a respeito da Assembleia de Implantação, deixe nos comentários qual foi sua experiência ou se você tem mais uma dúvida. Um beijooooo!

Written by

Blog de decoração, dicas para pequenos ambientes, faça você mesmo, estilo de vida tudo com muito amor.

Comentários no Facebook